O trauma do desenvolvimento ocorre quando situações durante esse período são registradas no sistema nervoso, como a dor do abandono, estresse da mãe ou ainda por situações onde a criança se sente ameaçada psicologicamente ou fisicamente, resultam em traumas não são necessariamente episódios violentos, mas sensações que cronificam quando ocorrem por tempo prolongado e a criança não encontra uma base de apoio para se autoregular.
Compreender os traços de caráter como uma formação da personalidade formada através dos desafios que a criança vivenciou desde de a fase intrauterina nos proporciona uma vida saudável e consciente de quem somos.
Os traços de caráter são mecanismos do corpo e da mente que moldam nossa identidade, emoções e comportamentos. Eles se formam desde a gestação até os seis ou sete anos de idade, durante o desenvolvimento do sistema nervoso. Existem cinco tipos principais de traços de caráter:
1. Esquizoide: O primeiro a se formar, ainda na gestação. Pode afetar a capacidade de conexão emocional.
2. Oral: Intenso e relacionado à busca por satisfação e segurança.
3.Psicopata: Adaptável, mas pode levar a manipulação e falta de empatia.
4. Masoquista: Ligado a sentimentos profundos e sensibilidade.
5. Rígido: Relacionado à rigidez mental e emocional.
Esses traços não são moralmente bons ou maus, mas podem se tornar limitantes se não forem compreendidos e usados a nosso favor. Todos nós possuímos esses traços em proporções diferentes, desenvolvidos a partir de nossas experiências e percepções subjetivas. ¹³
Esse curso você vai aprender:
Como funciona o sistema nervoso, através da neurociêcia, teoria polivagal, como funciona o sistema de autoproteção na fisiologia do corpo.
Como os traços de caráter se apresentam no corpo e no comportamento e como identificá-los.
Como trabalhar terapeuticamente os traumas, comprendendo cada traço de caráter como recurso de vida.